terça-feira, 22 de abril de 2014

Kit Ressaca, Controle Aversivo e Prática Cultural


Esta postagem foi feita a pedido de uma jovem amiga formanda em Psicologia, que deseja fazer uma pequena brincadeira entre o conceito de Contracontrole e a distribuição dos kits ressaca em sua festa de formatura. Mas, para ela, não basta distribuir os kits ressacas, as pessoas tem que entender que os kits são Kits Contracontrole e o que isso significa.

Sendo assim, ela me procurou pra ver se eu conseguiria explicar o assunto de um modo acessível. Então, vamos ao desafio!
Existem situações em nossa vida que agimos em função de evitar que algo aconteça. Evitar determinadas coisas tinha e tem valor de sobrevivência para nós. Esta situação desagradáveis que nos fazem evitá-las ou deixemos de agir para que não ocorram, chamamos de situações que contêm Controle Aversivo. Já os fenômenos no mundo que evitamos que ocorram chamamos de Estímulo Aversivo.

                                                 

Os Estímulos Aversivos são aqueles estímulos ou condições no mundo que causam sensações desagradáveis em nós. Normalmente, agimos para que estes eventos não ocorram ou deixamos de fazer algo pelas consequências ruins que ocorrem em seguida. Por exemplo, vamos brincar com fogo e, após nos queimarmos, evitamos fazer determinada brincadeira que antes fizemos com este. Outro exemplo, para evitar que tiremos notas baixas, colamos nas provas de matemática.

Então, ao entrarmos em contato com estes Estímulos Aversivos aprendemos a agir de maneira a evitá-las, em Análise do Comportamento chamamos estes comportamentos de Fuga e Esquiva. No popular, chamamos esses comportamentos de evitar coisas ruins, mas para nós analistas do comportamento existe uma diferença entre elas:

Fuga: é quando o estímulo aversivo já se encontra no ambiente e você procura meios de remediá-lo, de retirá-lo da sua presença. Por exemplo: mulheres que gritam para o namorado retirar uma barata de onde elas estão. Ou correr de um cachorro valente.

Pombo fugindo de Dick Vigarista.
Esquiva: é quando o estímulo aversivo ainda não se encontra no ambiente e você procura meios de se prevenir, atrasar ou cancelar sua ocorrência. Por exemplo: mentir sobre algo ao chefe para evitar que este grite com você por chegar atrasado a uma importante reunião. Colar na prova escolar.

Colando na prova para se esquivar de uma nota baixa.
O Controle Aversivo gera nos seres humanos e demais animais alguns efeitos colaterais. Por exemplo, pessoas que estão com calor, fome ou sede (estimulação aversiva) possivelmente se comportaram de modo agressivo no ambiente de trabalho. Em outros casos, além dos Respondentes Emocionais acima descritos, as pessoas tendem a evitar o contexto aversivo se esquivando delas de uma maneira especial.

A esta maneira especial pela qual as pessoas tentam evitar os estímulos se chama Contracontrole e diz respeito a ações que buscam controlar os agentes controladores (por exemplo, bajular um chefe chato pra evitar encrencas como demais colegas) ou agirem de modo a minimizar os efeitos aversivos de uma situação (por exemplo: criando barragens para épocas de intensa chuva).

Bom, voltando ao foco, durante uma festa de formatura é comum que bebamos muito, muito mesmo, pois estamos festejando a alegria de uma pessoa querida que acabou de realizar um sonho na sua vida. Porém, ou por que já passamos pela experiência ou por que nos ensinaram sobre esta experiência, aprendemos que é preciso ter cuidados, pois nem tudo que começa bem termina bem. Neste caso, festejar e beber muito pode gerar algumas situações desagradáveis, a principal situação desagradável chamamos de RESSACA.


Desta maneira, algumas pessoas criaram os Kit Ressaca que vem sendo usados nas festas de casamento, formatura, batizado... Festa é o que não falta! E estes kits tem uma função bem clara: diminuir ou evitar que grandes males aconteçam aos convidados que vieram para festejar os nossos momentos especiais. Desta maneira, os Kits Ressacas são Kits Contracontrole, que tem a função clara de diminuir ou evitar que os efeitos colaterais do uso e abuso de álcool possa nos causas. Esta prática de distribuir surtiu efeitos interessantes para determinados grupos, foi ensinado a outros e  se tornou, assim, uma Prática Cultural bem humorada e eficiente contra a ressaca

Dentre os efeitos temos: dores de cabeça, enjoos, tontura e diarreia. Todos estes efeitos tem maneiras de serem evitados ou minimizados e o Kit Contracontrole foi criado para isso: analgésico e aspirinas para dor de cabeça; balas de hortelã para disfarçar o bafo na hora de quexar aquela gatinha ou gatinho (quexar é gíria cearense para paquerar); caldo de pimenta com ovos para diminuir tontura e enjoos; chocolate para repor açúcar pedido nas idas ao banheiro; preservativo... Enfim, toda uma tecnologia, Programação de Contingências, para evitar ressaca (Estímulo Aversivo).


Notadamente, o momento pelo qual se escolhe entregar os kits ressacas são no meio para o fim da festa, ou deixando-os disponíveis nos banheiros do clube onde ocorre a comemoração. Afinal, se dermos no inicio da festa, nem todos lembraram da função daquele kitzinho engraçado e com nomes estranhos... Além de que, deixar o kit distribuído no armário do banheiro é uma maneira discreta da pessoa se cuidar (afinal, sempre tem aquele primo ou amigo chato te chamando de fraco por, supostamente, ter bebido pouco e isso virar motivo das próximas conversas de mesa de bar).

Espero que tenha ficado claro o que é o Kit Contracontrole e seria TÃO BOM se a Jéssica Beviláqua me convide para a formatura dela, afinal, aguentei ela durante meus quatro anos de graduação e ela ainda continua a perturbar meu juízo.

SIM, minha ultima frase foi um Tato com efeito de Mando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário