Indicação de Leituras

Título: Sobre o Behaviorismo
Autor: B. F. Skinner
Resumo: Trata-se de um livro organizado por Skinner, cujo público-alvo seriam os leigos. Ele inicia as primeiras páginas do livro apresentando algumas noções equivocadas que as pessoas costumam produzir sobre o que seria o behaviorismo radical. Ao decorrer dos capítulos, Skinner se debruça sobre temas como eventos privados, causalidade do comportamento, dentre outros temas que para a maioria dos principiantes em Análise do Comportamento possam parecer confusos.

Título: Controle de Estímulos e Comportamento Operante: uma (nova) introdução
Autores: Tereza M. A. P. Sério, Maria A. Andery, Paula S. Giola e Nilza Micheletto
Resumo: Trata-se de um daqueles livros que você se delicia página por página pela clareza e simplicidade com a qual os temas são abordados. É um livro que apresenta algumas compreensões básicas sobre alguns processos básicos do comportamento, como generalização e discriminação, seguindo uma gradação didática e com exemplos experimentais.

Título: Psicoterapia Comportamental em Grupo
Organizadoras: Maly Delitti e Priscila Derdyk
Resumo: É o livro nacional de referência para trabalhos de psicoterapia desenvolvidos em grupos. Este livro apresenta as diversas possibilidades de organização de um trabalho de/em grupo, apresentando os pontos fortes e fracos de cada arranjo, e alguns modelos bem sucedidos de trabalho de psicoterapia comportamental em grupo.

Título: Princípios Básicos de Análise do Comportamento
Autores: Márcio Moreira Borges e Carlos Augusto de Medeiros
Resumo: Se você está iniciando estudos em Análise do Comportamento e deseja se familiarizar com conceitos básicos e dados experimentais, este é o livro que deve ser lido. Livro recheado de exemplos cotidianos e de linguagem didática. No entanto, há alguns pequenos incoerências conceituais e em algumas tabelas. Mas estes pequenos erros não invalidam a importância de sua leitura para quem está iniciando sua jornada em AC.

Título: Compreender o Behaviorismo
Autor: William Baum
Resumo: Este é simplesmente um dos melhores livros introdutórios em Análise do Comportamento sem deixar de trazer informações mais complexas e profundas da perspectiva comportamental. Tanto há uma base filosófica, quanto uma aproximação muito boa com a teoria evolucionista para dar suporte a explicações comportamentais. Dentro deste livro, você terá contato com temas como cultura, liberdade, poder e pensamento na perspectiva analítico-comportamental de maneira muito simples.

Título: Terapia Analítica Funcional - FAP
Autores: Robert J. Kohlenberg e Mavis Tsai
Resumo: Na minha humilde opinião, se você ainda não decidiu qual será sua abordagem, este livro fará você se apaixonar pelo trabalho comportamental na clínica! É um livro muito didático e recheados de exemplos tornando claro a aplicabilidade dos princípios da Análise do Comportamento nas relações interpessoais, focado na intervenção clínica. Se você ainda acha a abordagem comportamental muito impessoal, você necessita ler este livro e perceber o quão empático e cuidadoso pode ser o nosso trabalho na clínica. É um livro cuja escrita foi feita com muito cuidado e dedicação, praticamente dá pra sentir o carinho dos autores pelos leitores!

Título: Coerção e suas Implicações
Autor: Murray Sidman
Resumo: Este é um daqueles livros que você jura que será difícil de ler, mas não é! Sidman vai defender, durante todo seu livro, que as relações sociais, seja em que contexto for, serão mais saudáveis se fizermos menor uso (ou talvez uso nulo) de controle aversivo. A preocupação do autor é que os leitores compreendam o quão danoso é o uso de controle comportamental baseado na punição e que a Análise do Comportamento tem tecnologias apropriadas para melhoria social sem uso de aversivos. Por exemplo, que o ensino baseado em relações reforçadoras produzirá melhores resultados do que aquelas baseadas em cobranças. Bônus: é um livro que trás uma ampla análise social de diversos contextos a partir de uma visão comportamental.

Um comentário: