quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Neil Gaiman e B. F. Skinner: pela Sobrevivência das Culturas


Sou fã confesso de uma única obra de Neil Gaiman e, no entanto, me sinto em condições para dizer que sou fã de seus livros, os livros que não li e lerei! Sandman pode ser considerada pelos mais céticos, desavisados e antiquados leitores que não se trata de um livro de literatura... Mas o é!

Mas, voltando, o que minha paixão por Neil Gaiman tem haver com minha paixão por Análise do Comportamento?

 E se eu disser que a resposta a esta pergunta é: POESIA?!

Acredito que esta postagem será um pouco longa, mas, de todas as postagens já feitas, prometo que esta valerá a leitura! 

Primeiramente, Skinner foi um escritor frustrado... Vez por outra em um texto aqui e acolá ele cita algum autor/escritor importante da literatura em seus textos acadêmicos... Principalmente aqueles que tem teor de reflexão social e cultural. Uma vez, conversando com uma amiga sobre Skinner, ela indicou uma postagem sobre ele: Como um gênio cria? Pois bem, mas o caso ainda não é este, se pegarmos relatos de como Skinner pode entender o processo de extinção, percebemos que houveram contingências aleatórias para que isto ocorresse... Como a barra da gaiola quebrar e mesmo assim os ratos não diminuírem as taxas de pressão!


Segundamente, Gaiman é escritor/autor de inúmeros livros de ficção. Em uma palestra, ele expôs um pouco das contingências que o levaram a ser um bom leitor, por conseguinte escritor, e sobre a importância das Bibliotecas para a humanidade! O link para a suas falas está aqui: Por que nosso futuro depende de bibliotecas, de leitura e de sonhar acordado. Gaiman também teve suas contingências aleatórias, como seus pais o deixarem em uma biblioteca durante suas férias de verão enquanto iam ao trabalho... E fica aquele princípio: um comportamento não ocorre do nada, ele precisa de um contexto que o proporcione emissão. Bibliotecas são ambientes que proporcionam a cadeia comportamental de ler ocorrer! A criança se aproxima de livros coloridos, chamativos. Abre, folheia pelas imagem... Lê uma ou duas páginas. Etc. Etc. Etc.


Mas, ainda assim, é preciso aproximações sucessivas seguidas de reforço. Não adianta a criança iniciar uma leitura de um livro específico e você já fazer uma lista de livros que ela DEVERIA ler! Aliás, o percurso de aprendizagem de leitura é muito singular e particular a cada história de vida. Cada livro dispõe de reforçadores diferenciais para cada leitor. Por isso, mesmo dentro de um mesmo livro amado por todos, há intrigas entre quem é o personagem preferido de quem... Gaiman deixa claro: não seja um adulto bem intencionado, apenas deixe a criança livre para achar seus livros, seus caminhos para leitura. Apenas dê possibilidade para que o futuro leitor leia!


Outra pontuação importante que Gaiman nos faz é ao fato de que a leitura nos proporciona o desenvolvimento de empatia, que é uma habilidade social importante e nem todos os pais dispõe de habilidades para treinar seus filhos. Gaiman nos apresenta que ao lermos passamos a entender e imaginar como é ver o mundo pelos olhos de um personagem e como ele reage, sofre e modifica seu mundo no decorrer do livro. Empatia é uma classe comportamental importante para se viver em sociedade e proporcionar a sobrevivência da cultura humana! (Basta imaginar como seria um mundo em que não conseguíssemos compreender o sofrimento do outro... Sequer existiriam leis)

A leitura nos possibilita aprender a resolver problemas. A leitura nos possibilita ver que outros mundos são possíveis. A leitura nos possibilita ver que é possível mudar pequenas e grandes coisas em nosso mundo. A leitura nos possibilita ficarmos descontentes com o mundo em que vivemos. Descontentamento é uma contingência aversiva, na maioria dos casos, e contingências aversivas, mesmo que por reforçamento negativo, fazem-nos querer mudar o mundo. Os livros são ferramentas! Os livros são Comportamentos Verbais. Comportamentos Verbais são ferramentas para operar sob o mundo! Afinal, Comportamento Verbal é um Comportamento Operante, são ações que modificam o mundo...


IMPORTANTE: palavras por si só não modificam nada! Podemos é colocar um cartaz pedindo para que as pessoas sejam mais felizes, mas isso não atua diretamente nas contingências que proporcionam sua felicidade. Mas, Comportamentos Verbais nos possibilitaram organizar nossa sociedade e desenvolver a Ciência, ou seja, se bem planejado seu uso, podemos controlar de modo indireto nosso mundo...

Então, de certo modo, assim como Skinner, em sua palestra Gaiman parece também está preocupado com a Sobrevivência das Culturas. Por exemplo, Gaiman inicia sua palestra apresentando uma correlação entre planejamento de construção de novas prisões com o número inversamente proporcional de leitores, leitores por prazer.


De cara, temos, apesar de que seja uma correlação estatística e não relações contingenciais, entre baixo índice de leitura e alto índice de delitos. Normalmente, corrijam-me se eu estiver enganado, os delitos vem acompanhado de algum risco de vida às vítimas de tais contextos. Risco de vida é algo que não aumenta a probabilidade de sobrevivermos enquanto comunidade, logo como uma cultura... Vocês já devem ter entendido onde quero chegar!

Então, se a leitura proporciona que as pessoas se tornem insatisfeita com sua realidade, treinem comportamentos de empatia (que são importantes para se viver em comunidade), ensinam que é possível resolver problemas e modificar nosso mundo, podemos dizer que a leitura proporciona emergência de um Repertório de Comportamento Político. Gaiman frisa bastante que nós somos responsáveis pelo nosso futuro e que devamos fazer algo em prol disso. De modo parecido, Skinner preocupa-se com essa temática e escreve textos envolvendo isto.


Porém, Gaiman, em sua simplicidade, não apresenta uma Agência de Controle que treine os comportamentos e promova culturas como as escolas, mas defende que existe uma contingência importante para que possamos promover a sobrevivência das culturas: que existam Bibliotecas!

Finalizando, e cadê a poesia? A poesia está no fato de que, de certo modo, Skinner e Gaiman, o escritor fracassado e escritor bem sucedido, defendem um mesmo Valor (Valor de Sobrevivência das Culturas) e que é possível operar sob o mundo em que vivemos, não se acomodar as condições vividas e mudar!

Mudar o mundo é fazer boa arte!
Não sei a quem creditar a imagem.
Se o dono visualizar, por favor, entre em contato!

Um comentário:

  1. Meu amor pelo behaviorismo aconteceu recentemente. Como ainda não tenho muito conhecimento sobre o assunto, é muito bom encontrar um texto tão simples e rico como o seu. Parabéns!

    ResponderExcluir