sexta-feira, 21 de março de 2014

O Inconsciente na Análise do Comportamento


Antes de mais nada, inconsciente trabalhado pelos analistas do comportamento em nada tem relação com o Ics do tio Freud. Ou seja, inconsciente no behaviorismo não se trata de uma entidade metafísica que influenciaria nossas ações. Não ter consciência sobre algo em análise do comportamento é simplesmente não discriminar que contingências controlam nosso comportamento ou desconhecer algo sobre si e seus comportamentos.

Um dos motivos pelo qual não sabemos sobre algo, mais especificamente na infância, é porque não passamos por um treino prévio para discriminarmos determinada propriedade de um estímulo visual, por exemplo. Sendo assim, usemos um exemplo cotidiano, muitas mulheres conhecem os nomes de diversas variações de cores já muitos homens desconhecem os nomes e a variedade de cores possíveis no mundo. Porquê? Por que as mulheres passaram por um treino cultural, no qual para elas era reforçador saber sobre tonalidades e combinações de cores, contrariamente, aos homens o treino comum é sobre carros e futebol.

No nosso dia a dia, é mais comum termos comportamentos inconscientes do que comportamentos conscientes. Porquê? Por que não paramos toda hora para pensar nas contingências que envolvem determinadas atividades que temos. Normalmente, só paramos para pensar sobre estas contingências quando passamos por algum problema e queremos que determinado problema volte a ocorrer.

Há casos que determinado estímulo é tão aversivo que não conseguimos discriminá-lo, apenas o esquecemos. Por exemplo, algumas pessoas ficam tão assustadas em um assalto que se esquecem completamente como era o aspecto do assaltante. Outro exemplo, quando estamos começando a aprender a dirigir carro, costumamos pensar no passo a passo que seguiremos, com o tempo, nossas ações de dirigir o carro acontecem naturalmente, de modo inconsciente, ou como se diz no senso comum, de modo instintivo, natural, vira hábito.

Parte das atividades em terapia é que o cliente discrimine que condições o levam a se manter vivendo determinado sofrimento. Mas, não é só saber sobre algo que nos fará resolver os problemas em terapia, é preciso agir sobre o mundo e transformá-lo. Assim, transformamos a nós mesmo...

Resumindo: inconsciente em análise do comportamento não se trata de um evento metafísico que influencia nossas ações (mentalismo), é apenas uma dificuldade de compreender que situações influenciam o nosso comportamento. Estar consciente sobre nossos comportamentos e ambiente é exceção e estar inconsciente sobre eles é regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário